quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dizendo NÃO !!!!!

Como é difícil dizer não...

Não é? Ou essa é apenas uma dificuldade minha?rs...

Todos os dias somos cercados de situações em que devemos decidir o que queremos, quem somos e onde chegaremos com nossas atitudes no presente...

Quero convidar você a refletir um pouco em como as pessoas, ou ainda, como nós temos a falta de habilidade de dizer NÃO àquilo que é prejudicial...

Ter Esperança é necessário, mas precisamos impor limites para não sermos prejudicados por nossa falta de foco no que é bom e sadio.

Atualmente, não é apenas ao final de um comercial de cigarros, bebida alcoólica ou até de um determinado tipo de remédio que vemos advertências.


Advertências do tipo:

"O ministério da saúde adverte, este pode levar a morte por câncer ou enfisema pulmonar"

"Este produto causa envelhecimento precoce"

"O uso deste produto causa morte por doenças do coração"


De fato, em diversas situações que atravessamos ou nas escolhas que o nosso enganoso coração nos sugere fazer, ouvimos de nosso interior frases deste mesmo tipo ou conteúdo.


No nosso dia a dia também as ouvimos em outras situações:

"Não faça isso, você pode acabar mal."

"Leve o guarda-chuva, vai chover."

"Se proteja, não se exponha, cuidado!"

ou ainda as mais clássicas:

"Não pise na grama"

"SILENCIO"

"Proibido estacionar"

"PARE"

E as placas de transito:

"CURVA PERIGOSA"

"ATRAVESSIA DE ANIMAIS"

"REDUZA A VELOCIDADE"

"EM CASO DE NEBLINA, DIMINUIR A VELOCIDADE E LIGAR FARÓIS"

"ATENÇÃO"

"COLOQUE O CINTO DE SEGURANÇA"


E por aí vai...

O que você faz quando ouve ou vê essas advertências? Simplesmente ignora ou obedece?

Ninguém pode dizer-se inocente...

Principalmente quando se é avisado.

Mas não queremos dizer NÃO. Temos vergonha, medo ou mesmo justificamos nossas escolhas por uma necessidade e isso nos faz trocar a segurança que vivemos por pequenos momentos de alegria ou mesmo de prazer.

Havia na Bíblia um homem com essas características. Assim como nós, criou habilidades, trabalhava, era jovem e valente. Mas tinha uma visão de cima das coisas, era do tipo de pessoa que pensa "isso nunca vai acontecer comigo". Que pena...

Ele trocou seu bem mais valioso, "SUA HERANÇA", por um prato de lentilhas.
Talvez como ele, passamos por situações em que não pensamos no que estamos fazendo, só queremos uma solução para os nossos problemas e entramos na primeira viela da vida, ou mesmo nos atalhos que parecem que encurtam o caminho, quando na verdade só os deixam maiores e mais perigosos...

Esse personagem é Esaú que vendeu sua benção da primogenitura, sua herança, ao seu próprio irmão Jacó. Trocou algo tão valioso por um prato de comida. Na verdade, a história diz (Genesis 25) que ele estava faminto e cansado e que agiu como quem não dava valor ao que tinha.

DÊ VALOR ao que é seu... Se você não se valorizar, quem vai? Se você não se amar, quem vai? Se você não se respeitar, quem vai?

Pense mais antes de aceitar o que o mundo te oferece, porque na maioria das vezes não é coisa boa, isso sem falar que em alguns casos, não tem volta.

Avalie hoje e sempre de forma mais coerente suas escolhas. Reflita em como o que fazemos hoje, refletirá amanhã. ESSA É A LEI DA SEMEADURA, "O que se PLANTA é o que se COLHE".

Perceba hoje que não precisamos trocar o que temos para sermos aceitos

Então DIGA NÃO!Diga não à maldade, à corrupção, ao engano, à mentira, à falsidade, à inveja, ao egoísmo, ao desrespeito, ao pecado. Diga não quantas vezes for preciso para que, assim, você seja feliz...

Pense nisso, até semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário